O aviso vermelho é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo, o laranja quando o risco é moderado a elevado e o amarelo quando há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Os distrito de Bragança, Vila Real e Guarda vão estar até final da tarde de sábado sob aviso vermelho, o máximo da escala, por causa do calor, e apenas Lisboa, Leiria e Faro escapam aos avisos devido ao tempo quente.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bragança, Vila Real e Guarda estão sob aviso vermelho a partir das 9h de hoje e pelo menos até às 18h de sábado, altura em que o nível é reduzido para laranja, mantendo-se todo o fim de semana. O aviso laranja por causa do tempo quente está também ativo, pelo menos até final da tarde de sábado, em Viseu e Castelo Branco.
Todo o restante território continental, à exceção dos distritos de Lisboa, Leiria e Faro, está sob aviso amarelo.
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo, o laranja quando o risco é moderado a elevado e o amarelo quando há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para esta sexta-feira é esperada uma subida de temperatura máxima, em especial no litoral das regiões Norte e Centro, e uma pequena descida da temperatura máxima no sotavento algarvio. Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas vão variar entre os 15º (Coimbra) e os 21º (Faro) e as máximas entre os 24º (Aveiro) e os 40º (Castelo Branco).
Por causa da previsão de tempo quente, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou na quinta-feira um conjunto de medidas de proteção dos efeitos negativos do calor intenso, como evitar exposição às altas temperaturas, hidratação e atenção aos grupos mais vulneráveis.
Beber água, mesmo quando não se tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas, e procurar permanecer em ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos duas a três horas por dia, são outras dessas medidas. Também se deve evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h e as 17h, utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas e após os banhos na praia ou piscina.
Devem-se utilizar roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta, e evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer, no exterior.
Segundo a DGS, devem ser escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
A autoridade de saúde chama a atenção para os cuidados a ter com os grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.