As alterações ao regimento receberam os votos contra do BE, CDS, PAN, do deputado da Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. Deputado único do Chega esteve ausente.
Oparlamentoaprovou hoje, com os votos do PS, PSD, PCP e PEV, as novas regras dos votos, que "transfere" do plenário para as comissões o debate de grande parte deste tipo de iniciativas.
As alterações ao regimento, hoje aprovadas em plenário, através de votação eletrónica, receberam os votos contra do BE, CDS, PAN, e dos deputados da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, estando ausente o deputado único do Chega.
A mudança precisava de maioria absoluta dos deputados presentes, e, de um total de 190, 162 votaram a favor e 28 votaram contra.
Com as alterações aprovadas, os votos apresentados pelo presidente da Assembleia da República são discutidos e levados diretamente a plenário, o que já não acontecerá com as iniciativas provenientes dos grupos parlamentares, independentemente da sua dimensão.
Os votos apresentados pelos grupos parlamentares terão a partir de agora o mesmo tratamento que é dado atualmente aos projetos de resolução, ou seja, os votos são primeiro apresentados em comissão.
Depois, no decurso dos trabalhos em sede de comissão, caso os deputados entendam que alguns desses votos devem ser alvo de apreciação complementar - por exemplo, em virtude da sua relevância -, então esses votos podem subir a plenário.
Esta foi a solução encontrada para fazer face à banalização da apresentação de votos, que se acentuou desde o início da sessão legislativa, após as eleições de outubro de 2019.
As novas regras já deverão aplicar-se na próxima sexta-feira.
Hoje, o guião de votações incluía oito votos, sete de pesar e um de congratulação, mas em dezembro os deputados votaram 42, 15 dos quais do deputado único do Chega.
Novas regras para discutir votos aprovadas no parlamento
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Só espero que, tal como aconteceu em 2019, os portugueses e as portuguesas punam severamente aqueles e aquelas que, cinicamente e com um total desrespeito pela dor e o sofrimento dos sobreviventes e dos familiares dos falecidos, assumem essas atitudes indignas e repulsivas.
Identificar todas as causas do grave acidente ocorrido no Ascensor da Glória, em Lisboa, na passada semana, é umas das melhores homenagens que podem ser feitas às vítimas.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar