Sábado – Pense por si

MP abre novo inquérito a presidente de Vizela por suspeitas de violência sobre o filho

Lusa 03 de junho de 2025 às 15:35
As mais lidas

O inquérito a Victor Hugo Salgado por alegada violência doméstica foi arquivado após a sua mulher se ter recusado a prestar declarações aos procuradores e ter desistido da queixa.

O Ministério Público (MP) abriu um novo inquérito ao presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, desta vez por suspeitas de violência doméstica sobre o filho de 10 anos, adiantou hoje a Procuradoria-Geral da República (PGR).

DR

"O inquérito corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Guimarães, tendo sido determinada a respetiva sujeição a segredo de justiça", refere a PGD, depois de questionada pela Lusa.

A notícia foi avançada hoje pelo jornal online Observador.

Na semana passada, o Jornal de Notícias (JN) e o Observador adiantaram que o inquérito ao ex-presidente da Federação Distrital de Braga do PS por alegada violência doméstica foi arquivado após a alegada vítima, a sua mulher, se ter recusado a prestar declarações aos procuradores e ter desistido da queixa.

O processo terminou sem que Victor Hugo Salgado tenha sido constituído arguido ou interrogado.

Nessa mesma semana, o procurador-geral da República admitiu que este primeiro processo ainda está dentro do prazo "para a intervenção hierárquica" e ainda pode ser reaberto.

"Os superiores hierárquicos estão a analisar o despacho de arquivamento, e dentro do prazo da intervenção hierárquica, que são 20 dias sobre o despacho e a respetiva notificação, têm possibilidade de tomar uma posição relativamente a isto, nomeadamente de mandar fazer outras diligências que entendam que devem ser feitas", disse Amadeu Guerra.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.