NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Primeiro-ministro fez um balanço da Operação Portugal Sempre Seguro e garantiu que haverá investimento de €20 milhões em meios para GNR e PSP.
O primeiro-ministro Luís Montenegro anunciou esta quarta-feira o investimento de €20 milhões em meios para a GNR e PSP, e fez um balanço da Operação Portugal Seguro, que já levou ao desmantelamento de duas redes criminosas e ao levantamento de mais de 2 mil autos de contraordenação.
Rodrigo Antunes/Lusa
Luís Montenegro esteve reunido com as ministras da Administração Interna e da Justiça, e abordou a "campanha integrada com um conjunto de operações" em curso desde 4 de novembro, chamada Portugal Sempre Seguro. Segundo o primeiro-ministro, estão envolvidas várias organizações como a ASAE, AIMA, AT, Inspeção da Segurança Social, IMT, Autoridade nacional de Segurança Rodoviária, entre outras. "Nesta ocasião, eu quero começar em nome do Governo por dar uma palavra de reconhecimento e saudação à cooperação interinstitucional e ao bom funcionamento das equipas."
De seguida, procedeu ao balanço. "Estamos a falar até ao momento de mais 170 operações que envolveram até esta altura mais de 4 mil efetivos, tendo sido fiscalizadas mais de 7 mil pessoas. Foram levantados mais de 2 mil autos de contraordenação, e realizadas várias apreensões e desmanteladas duas redes criminosas no âmbito da imigração ilegal e tráfico de pessoas, que conduziram à libertação de pessoas que se encontravam sob alçada destas redes."
Também mencionou a operação desta manhã que visou os suspeitos de incendiar um autocarro da Carris, que levou a que o motorista sofresse queimaduras muito graves. "Quero registar a celeridade e cooperação das pessoas no terreno que tem conduzido à identificação de potenciais suspeitos."
"Quero dizer aos portugueses que tenho reiteradamente dito que Portugal é um país seguro. É um dos países mais seguros mas este contexto não é adquirido de forma permanente", afirmou. "Tem de ser trabalhado e alcançado todos os dias. Por outro lado, mesmo considerando as estatísticas que fazem considerar Portugal um dos países mais seguros do mundo, não quer dizer que os poderes políticos" não possam responder a fenómenos que possam afetar "sentimento de segurança". "Não quer dizer que devamos fechar os olhos a circunstâncias que contribuem para um sentimento de insegurança."
Montenegro abordou que serão "valorizadas as carreiras e remunerações dos profissionais da Administração Pública em particular nas forças de segurança e não só": "Amanhã iremos aprovar a autorizaçao de despesa de mais de 20 milhões para adquirir mais de 600 veiculos para PSP e GNR."
Deixou ainda elogios às ministras da Justiça e Administração Interna.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.