Sábado – Pense por si

Montenegro já dá eleições como praticamente adquiridas

Negócios 06 de março de 2025 às 20:45
As mais lidas

O primeiro-ministro admitiu esta quinta-feira que a moção de confiança apresentada pelo Governo deverá ser rejeitada na próxima terça-feira e apontou a eleições antecipadas.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, admitiu esta quinta-feira, 06, que a moção de confiança submetida hoje pelo Governo ao Parlamento deverá ser rejeitada na próxima terça-feira. E, disse, a solução é "dar a voz ao povo português".

Em declarações em Bruxelas, após o Conselho Europeu extraordinário, o líder do Executivo insistiu que ao apresentar a moção, o Governo está "a dar a última oportunidade aos partidos com representação parlamentar de concederem, ou não, ao Governo a possibilidade de executar o seu programa".

"Se, como está mais ou menos pré-anunciado, os partidos da oposição entenderem que o Governo não tem condições para executar o seu programa, terá de ser o povo português a resolver esse impasse", sublinhou.

"Se o Parlamento disser que não confia no Governo para executar o seu programa eu não me sinto legitimado para continuar e terá de ser o povo a resolver essa questão, visto que no plano parlamentar não se apresenta mais nenhuma solução de Governo", reiterou.

"Se alguém tiver uma solução de Governo alternativa que possa gerar no parlamento a confiança que, pelos vistos, não existe neste Governo, terá de a apresentar", concluiu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.