Sábado – Pense por si

Montenegro desfaz regionalização de Rio e ataca "delfins" de Costa

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 03 de julho de 2022 às 15:47

No seu discurso de encerramento, o novo líder do PSD deixou claro que, ao contrário de Rio, não vai apoiar referendo à regionalização em 2024. E acusa possíveis sucessores de Costa de "extremismos".

O PSD de Luís Montenegro não é o PSD de Rui Rio — e isso já se nota nas medidas tomadas. No seu discurso de encerramento do 40.º congresso social-democrata, o novo líder do partido desfez as posições respeitantes à regionalização tomadas pelo seu antecessor Rui Rio, que era favorável à proposta do Governo de referendo para 2024. "Não é adequado", afirmou Montenegro, justificando que as prioridades mudaram depois da guerra na Ucrânia "e as consequências económicas e sociais muito sérias que tocam em todos os portugueses". "Fazer um referendo neste quadro crítico e delicado seria uma irresponsabilidade, uma precipitação e um erro", avisou, frisando que o PS até pode avançar para a iniciativa de convocar um referendo sobre a regionalização em 2024 — "tem uma maioria absoluta que lhe permite fazê-lo" —, mas "não terá é o aval ou a cobertura do PSD".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.