Sábado – Pense por si

Monchique: Combate às chamas dificultado pelo vento

Os bombeiros esperam uma noite difícil: as condições meteorológicas não vão mudar, afiança o comandante distrital de operações de socorro de Faro

Às 19h12 de hoje, a Protecção Civil registava 90 ocorrências de incêndios rurais, que mobilizavam 2695 operacionais, 850 meios terrestres e 23 meios aéreos. Os distritos com mais incêndios eram os de Braga, Porto e Vila Real.

Porém, hoje também se viveram momentos complicados no Algarve. Um incêndio perto de Portimão levou à evacuação de três povoações (Carriçal, Moinho da Rocha e Tabual) e de um hotel Pestana, junto ao Autódromo Internacional do Algarve.

O incêndio florestal teve início em Monchique, e o combate às chamas foi dificultado pelo vento forte. Neste incêndio, foram mobilizados mais de 400 bombeiros, 125 veículos, nove meios aéreos e 12 máquinas de rasto.

O comandante distrital de operações de socorro de Faro, Vítor Vaz Pinto, indicou à Lusa que "a noite não será amiga dos bombeiros" no combate ao fogo em Portimão e Monchique devido ao vento. "O vento vai manter-se, as condições meteorológicas não nos vão facilitar muito a vida", contou. "É estranho que um incêndio que estava consolidado se tivesse reacendido de forma tão fulminante, mas caberá às autoridades investigarem", referiu, quando questionado sobre a origem do fogo.

Homem detido em Pinhel

A Polícia Judiciária deteve um homem "fortemente indiciado" da autoria de um incêndio florestal no dia 6 de Setembro, em Pinhel, Guarda. Tem 29 anos e será presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e eventual sujeição a medidas de coacção.

"Através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR de Pinhel, identificou e deteve um homem fortemente indiciado da autoria de um crime de incêndio florestal, ocorrido no pretérito dia 6 do corrente mês, em Bogalhal/Valbom", avançou a PJ em comunicado. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.