O concurso lançado para a modernização do Metro de Lisboa vai permitir aumentar em 20% a oferta egarantir comboios com intervalos inferiores a quatro minutos.
O concurso lançado esta terça-feira para a modernização do Metro de Lisboa vai permitir aumentar em 20% a oferta e, em algumas linhas, garantir comboios com intervalos inferiores a quatro minutos.
O Metro de Lisboa aponta 2025 como data limite para entrada em funcionamento do novo equipamento, entre material circulante e o sistema de controlo automático dos comboios, foi hoje revelado na cerimónia de lançamento do concurso, em que participou o primeiro-ministro, António Costa.
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), estimou que o investimento de 127 milhões de euros permitirá "um acréscimo de 20% da oferta actual", enquanto o presidente do conselho de administração do Metro, Vítor Domingos dos Santos, apontou que, no final do projecto, poderão atingir-se intervalos entre comboios inferiores a quatro minutos, em algumas linhas.
Em causa está a aquisição de 14 novas unidades triplas, melhorias da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, nova sinalização com "controlo contínuo dos comboios, garantindo a não ultrapassagem de pontos de paragem e dos limites de velocidade em cada ponto da rede".
Será ainda substituído o sistema de controlo de passagem de sinais proibitivos, que foi instalado no início dos anos 1970 e está obsoleto.
"Este sistema é das poucas coisas do fascismo que ainda funcionam em Portugal", disse o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que também participou na cerimónia, no auditório do Metro do Alto dos Moinhos.
O ministro ressalvou que "não há nenhum risco para a segurança dos passageiros", mas sublinhou que "para que este risco não exista, o tempo de intervalo em composições não pode ser reduzido", o que impede o aumento da oferta.
Modernização do Metro de Lisboa vai aumentar oferta em 20%
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.