NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
OE considera que a averiguação prende condenar a entidade por delito de opinião.
A ministra da Saúde,Marta Temido, desvalorizou, esta quinta-feira, qualquer polémica sobre a sindicância àOrdem dos Enfermeiros(OE), admitindo que é uma situação "relativamente inédita", mas que, recordou, está na lei desde 2013.
A ministra determinou no final do mês passado que fosse feita uma sindicância à OE, pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). A decisão foi criticada pela Ordem, que considerou que a averiguação prende condenar a entidade por delito de opinião.
Questionada hoje pelos jornalistas, Marta Temido lembrou que oMinistério da Saúdetem perante as associações públicas profissionais uma tutela administrativa, "que se traduz na análise do que possam ser situações de eventuais atos ilegais".
No caso, disse, os indícios prendem-se com a eventual prática de atividades que estão vedadas às associações públicas profissionais, como atividades sindicais, além de envolvimento em atividades de regulação económica das profissões que tutelam.
"Tem de se fazer a análise sobre se esses indícios de facto se confirmam", disse Marta Temido, frisando que não há necessidade de "criar um caso" com a situação.
"Não há motivo para alarmes nem incidentes, se a OE não tem nada a temer tudo correrá bem e no final da ação de sindicância não haverá matéria nenhuma para outra decisão que não seja o arquivamento", disse a ministra.
A ministra disse também que não quer que a situação seja interpretada "de forma errada", de haver algum tipo de perseguição à OE, instituição com a qual tem, salientou "a maior consideração institucional", como também a tem pelos enfermeiros.
"Vivemos num estado de direito e todas as entidades publicas se regem pela lei e não podem ter nenhuma atitude persecutória", disse a ministra, que falava no encerramento de um debate sobre a reformulação de produtos alimentares, no âmbito de uma iniciativa de redução dos teores de açúcar, sal e ácidos gordos em cerca de 2.000 produtos alimentares.
Ministra da Saúde desvaloriza polémica sobre sindicância à Ordem dos Enfermeiros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.