Sábado – Pense por si

Ministra Ana Abrunhosa invoca parecer que não é válido

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 14 de outubro de 2022 às 11:33

Ana Abrunhosa não homologou o documento que pediu à PGR. Logo, este não tem eficácia jurídica. O texto pedia mexidas na lei. A decisão da ministra permitiu mantê-lo secreto por ano e meio

O parecer enviado pelo Conselho Consultivo (CC) da Procuradoria-Geral da República à ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa não foi publicado em Diário da República. E há uma razão para isso: os pareceres pedidos pelo governo àquele órgão são depois enviados ao governante que os solicitou, que tem 30 dias para os homologar ou não. O parecer, enviado à ministra a 27 de maio de 2021, não foi depois homologado pela própria.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.