NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Nas operações de assistência e socorro na sequência do mau tempo "foram empenhados 1.224 operacionais e 438 meios terrestres", acrescentou a mesma fonte.
A Proteção Civil registou 319 ocorrências no território do continente até às 19h00 de hoje, a maioria de inundações e limpeza de vias, sendo as zonas mais afetadas a Grande Lisboa, Lezíria do Tejo e Área Metropolitana do Porto.
"Entre as 00h00 e as 19h00 foram registadas 319 ocorrências, maioritariamente inundações, 142, depois limpezas de vias, 56, quedas de árvores, 52, movimentos de massa, 38, quedas de estruturas, 30, e um salvamento aquático", avançou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações à Lusa.
Nas operações de assistência e socorro na sequência do mau tempo "foram empenhados 1.224 operacionais e 438 meios terrestres", acrescentou a mesma fonte.
Em relação às regiões mais afetadas, o responsável da ANEPC referiu a Grande Lisboa, com 91 ocorrências, a Lezíria do Tejo, com 42, a Área Metropolitana do Porto, com 37, além do Alto Alentejo, Algarve e Península de Setúbal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sequência da previsão de um novo agravamento do estado do tempo para hoje, após a passagem da depressão Jana por Portugal, emitiu para a grande maioria dos distritos do continente aviso amarelo, devido à precipitação, vento, queda de neve e agitação marítima.
Estão sob aviso amarelo para precipitação, até à madrugada e manhã de terça-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.
Além da chuva, também estão com aviso amarelo para queda de neve os distritos de Castelo Branco e Guarda, para agitação marítima o de Leiria, e para agitação marítima e vento os de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.