Sábado – Pense por si

Mau tempo: Registadas 319 ocorrências até às 19h, maioria na Grande Lisboa e Lezíria do Tejo

Lusa 10 de março de 2025 às 22:15
As mais lidas

Nas operações de assistência e socorro na sequência do mau tempo "foram empenhados 1.224 operacionais e 438 meios terrestres", acrescentou a mesma fonte.

A Proteção Civil registou 319 ocorrências no território do continente até às 19h00 de hoje, a maioria de inundações e limpeza de vias, sendo as zonas mais afetadas a Grande Lisboa, Lezíria do Tejo e Área Metropolitana do Porto.

"Entre as 00h00 e as 19h00 foram registadas 319 ocorrências, maioritariamente inundações, 142, depois limpezas de vias, 56, quedas de árvores, 52, movimentos de massa, 38, quedas de estruturas, 30, e um salvamento aquático", avançou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em declarações à Lusa.

Nas operações de assistência e socorro na sequência do mau tempo "foram empenhados 1.224 operacionais e 438 meios terrestres", acrescentou a mesma fonte.

Em relação às regiões mais afetadas, o responsável da ANEPC referiu a Grande Lisboa, com 91 ocorrências, a Lezíria do Tejo, com 42, a Área Metropolitana do Porto, com 37, além do Alto Alentejo, Algarve e Península de Setúbal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sequência da previsão de um novo agravamento do estado do tempo para hoje, após a passagem da depressão Jana por Portugal, emitiu para a grande maioria dos distritos do continente aviso amarelo, devido à precipitação, vento, queda de neve e agitação marítima.

Estão sob aviso amarelo para precipitação, até à madrugada e manhã de terça-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.

Além da chuva, também estão com aviso amarelo para queda de neve os distritos de Castelo Branco e Guarda, para agitação marítima o de Leiria, e para agitação marítima e vento os de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal.

O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Carlos Gonçalves/Cofina Media
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro