Alunos, docentes e não docentes vão ser transferidos para a Escola Básica da Viscondessa, a cerca de 500 metros do estabelecimento que vai fechar.
A Escola Básica da Portela, emMatosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir "significativamente", adiantou, esta terça-feira, o vereador daEducação.
Correia Pinto explicou que a Câmara Municipal de Matosinhos, em articulação com o agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira e o Ministério da Educação, decidiram fechar a escola, atualmente com 85 alunos, 65 dos quais do 1.º ciclo e 20 do pré-escolar, por não reunir as condições para prestar um "bom serviço educativo".
A informação foi avançada durante a reunião pública do executivo municipal, depois de o vereador independente António Parada ter levantado a questão.
O vereador da Educação revelou que os alunos, docentes e não docentes vão ser transferidos para a Escola Básica da Viscondessa, a cerca de 500 metros desta, que reúne todas as condições para os acolher.
Requalificada em 2005, Correia Pinto disse que a escola tem ótimas instalações, contudo durante as férias de Verão vão ser feitas pequenas obras de melhoramento.
Atualmente, este estabelecimento de ensino tem sete turmas do 1.º ciclo, prevendo-se que aumente para nove, e duas de pré-escolar que deverá passar para três.
Os alunos "rapidamente" se vão adaptar às novas circunstâncias e "facilmente" se integrarão no novo edifício, considerou.
Devido à diminuição de alunos já existem turmas mistas, com mais de um ano de escolaridade, o que é prejudicial para os alunos pois afeta o seu rendimento escolar, salientou.
"Estes alunos têm um rendimento escolar abaixo de outros do mesmo ano e do mesmo agrupamento escolar", referiu.
O vereador da Educação contou que na segunda-feira à noite reuniu com os pais dos alunos que não reagiram "muito bem" à mudança", acrescentando ser "algo natural" em situações deste tipo.
Entre 2005 e 2018 fecharam 18 estabelecimentos de ensino em Matosinhos devido ao decréscimo populacional, adiantou.
Matosinhos fecha Escola Básica da Portela no final do ano devido à redução de alunos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A forma mais encoberta da violência obstétrica, isto é, a violência verbal, inclui comentários desrespeitosos, reprimendas desnecessárias, ironia, insultos, ameaças, culpabilização e humilhação da grávida.
Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.
É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).