Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Marcelo promulga aumentos salariais de 700 euros para juízes conselheiros

Presidente da República alerta para a "desigualdade de tratamento" para com outras carreiras que se acentua com a revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais.

A revisão doEstatuto dos Magistrados Judiciaisfoi promulgada na terça-feira pelo Presidente da República, que diz compreender a valorização da magistratura, mas alerta para o acentuar da desigualdade de tratamento em relação a outras carreiras.

A medida, aprovada no parlamento a 31 de maio com votos a favor de PS, PCP, CDS-PP e PEV, permite a juízes conselheiros ter um vencimento superior ao do primeiro-ministro. As alterações contemplam aumentos salariais para os juízes conselheiros na ordem dos 700 euros, entre outras situações, beneficiando sobretudo os magistrados colocados nos tribunais superiores. Contra a alteração da lei votaram o BE, o PSD e o PAN.

Numa nota publicada no 'site' da Presidência da República, o chefe de Estado começa por recordar que, desde 1990, os escalões mais elevados da carreira da magistratura judicial recebem vencimentos de base mais elevados do que o primeiro-ministro e que, "com o presente diploma, alarga-se e acentua-se essa disparidade".

"Corresponde tal facto a orientação parlamentar de valorização, em termos absolutos, da magistratura judicial", escreve o chefe de Estado, salientando que essa é uma "orientação que se compreende e aceita", daí o diploma ter sido promulgado.

Marcelo Rebelo de Sousachama, contudo, a atenção para "dois outros factos merecedores de ponderação global e inadiável".

Por um lado, refere, há uma multiplicação de responsáveis públicos com vencimento de base superior ao do primeiro-ministro, como entidades reguladoras e de supervisão, entidades públicas empresariais e empresas públicas ou outras entidades administrativas.

O outro facto, "ainda mais complexo", é "o acentuar da desigualdade de tratamento em relação a outras carreiras com mais evidentes afinidades, nomeadamente a das Forças Armadas e as das forças de segurança".

"Certamente que tal desigualdade virá a ser encarada na próxima legislatura", ressalva o Presidente da República, argumentando que "foi com tal convicção e atendendo à relevância da valorização, em termos absolutos, da Justiça, e daqueles que a servem" que se optou pela promulgação da 16.ª alteração ao Estatuto dos Magistrados Judiciais.

As alterações remuneratórias propostas para a revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais contemplem aumentos salariais para os juízes conselheiros na ordem dos 700 euros, entre outras situações, beneficiando sobretudo os magistrados colocados nos tribunais superiores.