Sábado – Pense por si

Marcelo enaltece Revolução Liberal do Porto e constitucionalismo em Portugal

24 de agosto de 2020 às 10:56
As mais lidas

Presidente da República destaca "uma Constituição escrita na proclamação de direitos dos cidadãos e na separação dos poderes do Estado".

O Presidente da República assinalou hoje o bicentenário da Revolução Liberal do Porto, "que abriu caminho para o constitucionalismo no Portugal contemporâneo", numa nota na página da Internet do Palácio de Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa destaca "uma Constituição escrita na proclamação de direitos dos cidadãos e na separação dos poderes do Estado".

"Trata-se de um marco histórico para Portugal e, em particular, para o longo processo de consagração da liberdade pessoal e política e, subsequentemente, dos direitos económicos, sociais e culturais", lê-se no texto.

A Revolução Liberal do Porto começou em 24 de agosto de 1820, na Cidade Invicta, e resultou no regresso (1821) da Corte portuguesa do Brasil, para onde se deslocara durante a Guerra Peninsular, e acabou com o absolutismo em Portugal, graças à ratificação do primeiro Texto Fundamental (1822).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres