NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Actual Presidente e antigo Chefe de Estado estiveram presentes no encerramento do Conselho de Fundadores da instituição.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu ao seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, o "impulso decisivo" que deu à Fundação Serralves, no discurso de encerramento do Conselho de Fundadores da instituição.
O actual Presidente dirigiu "três palavras muito breves" à fundação, tendo a primeira sido de "gratidão a todos os que conceberam, criaram, cimentaram e converteram Serralves num exemplo nacional e universal", saudando "os que já nos deixaram e que ainda cá se encontram, na pessoa do senhor Presidente Aníbal Cavaco Silva", que também se encontrava na sala.
"Foi ele, no final dos anos 80, quem deu o impulso decisivo à instituição. Afirmá-lo hoje, como ontem, como sempre, é testemunhar memória e não silenciar a gratidão", afirmou o chefe de Estado, sublinhando esta palavra-chave, antes de partir para a segunda, "louvor".
Marcelo Rebelo de Sousa escolheu "louvor", para sublinhar o "percurso notável" de Serralves, que ultrapassou "dúvidas, reticencias, suspeições, invejas e desânimos", traduzindo-se em "qualidade, inovação, abertura ao saber e saber fazer, sentido comunitário", entre outros, sendo tudo isto "atestado por galardões, reconhecimentos, homenagens e um estatuto impar realçado por pares internos e externos".
A terceira palavra escolhida foi o "incentivo que envolve apoio institucional e pessoal", assentado numa "firme convicção de que ninguém, com perspectiva de futuro, poderá sacrificar património, espólio, propósitos e horizontes", terminando o discurso com a conjugação dos três termos.
"Conjuguemos gratidão, louvor e incentivo, juntemos-lhe espírito liberal, veia criativa, a vontade telúrica e bom senso, seculares atributos desta cidade [do Porto] e do seu povo, e teremos tudo quanto necessário é, para Serralves continuar a representar sinónimo de encantamento e de excelência", finalizou o Presidente da República.
A Fundação Serralves anunciou que, este ano, conta com 20 novos entidades que assinaram os protocolos de "novo fundador".
Artur Santos Silva recebeu o estatuto de "Fundador de Serralves a título honorário", devido ao "papel relevante que teve na Fundação, no seu crescimento e consolidação", tendo sido membro do conselho de Administração entre 1996 e 1997.
Marcelo agradeceu a Cavaco Silva "impulso decisivo" à criação da Fundação Serralves
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."