O ex-secretário de Estado substitui Marta Temido na pasta da Saúde. Tomada de posse é amanhã, sábado, às 18h.
Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde, confirmou o Presidente da República através de um despacho publicado nosite da Presidência.
Lusa
"Na sequência da proposta do primeiro-ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro, pelas 18h00, no Palácio de Belém", refere a nota.
O socialista Manuel Pizarro é médico no Hospital de S. João, no Porto, servindo atualmente como eurodeputado pelo PS, além de ser o líder do PS/Porto. Em 2013, fez um acordo de governação na autarquia do norte, com o independente Rui Moreira.
Manuel Pizarro foi secretário de Estado da Saúde no segundo executivo liderado por José Sócrates, tendo como ministra Ana Jorge.
Enquanto secretário de Estado foi responsável pela dinamização da reforma dos cuidados de saúde primários, pelo alargamento às crianças do programa cheque dentista, pela criação do banco público de células do cordão umbilical (Lusocord) e do primeiro banco público de gâmetas (no Centro Hospitalar do Porto) e pelo lançamento da 1.ª pedra do centro maternoinfantil do Norte.
Pizarro é ainda alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.
Marta Temido demitiu-se a 30 de agosto depois de ter morrido uma grávida durante a transferência de hospitais por falta de vaga no Santa Maria. Depois de vários problemas - alguns dos quais também fatais - com grávidas e recém-nascidos este verão, esta morte foi a "gota de água" que levou à demissão de Marta Temido.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.
Cuidarmos de nós não é um luxo ou um capricho. Nem é um assunto que serve apenas para uma próxima publicação numa rede social. É um compromisso com a própria saúde, com a qualidade das nossas relações e com o nosso papel na comunidade.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.