Sábado – Pense por si

Mais de metade dos 445 detidos pela GNR estavam a conduzir alcoolizados

17 de agosto de 2018 às 15:58
As mais lidas

Os casos foram detectados pelas autoridades esta semana. Cerca de 16% estavam a conduzir sem carta de condução.

Mais de metade das 445 pessoas detidas durante esta semana pela GNR em flagrante delito estavam a conduzir sob efeito de álcool, e outros 16% não tinha carta de condução, anunciou esta sexta-feira a polícia.

operações trânsito GNR
Acidentes rodoviários, gnr, costas
operações trânsito GNR
Acidentes rodoviários, gnr, costas

Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), foram detidos 234 condutores alcoolizados, o que representa 52% do total de pessoas detidas na semana entre 10 e 16 deste mês.

A polícia deteve ainda 74 pessoas por conduzirem sem carta, o que significa uma parcela de 16% relativamente ao total.

Ainda nas estradas, a GNR detectou mais de 10.000 infracções numa semana, mais de um terço das quais (3.849) por excesso de velocidade.

As operações registaram ainda infracções de 620 pessoas por condução com excesso de álcool, de 501 condutores por falta de inspecção ao veículo, e de 380 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança ou do sistema de retenção para crianças.

O tráfico de estupefacientes, que deu origem à detenção de 50 pessoas, e a posse ilegal de armas, que levou a 12 detidos, foram - a seguir à condução com álcool - os crimes mais frequentes esta semana nas estradas patrulhadas pela GNR.

Entre os restantes motivos para as detenções contam-se seis por furto, quatro por cultivo de produto estupefaciente, três por violência doméstica, outros três por roubo e um por danos.

As operações de prevenção e combate da criminalidade violenta levaram ainda a várias apreensões, como sete armas de fogo e 18 armas brancas, seis veículos, além de vários milhares de doses de haxixe, cocaína, anfetaminas, heroína e canábis.

A Guarda apreendeu ainda 45 aves, 978 artigos contrafeitos, 318 quilos de pescado, 468 quilos de bivalves e 670 euros em dinheiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Porto Santo, a ilha dourada

Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.

Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.