Sábado – Pense por si

Mais de dois mil médicos de família estão fora do SNS

Diogo Barreto
Diogo Barreto 14 de novembro de 2022 às 09:14
As mais lidas

Segundo a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar bastavam mil médicos para resolver a falta de médicos de família de 1,3 milhões de portugueses.

Mais de dois mil médicos especialistas em medicina geral e familiar estão fora do Serviço Nacional de Saúde, afastados dos centros de saúde. Os dados são da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF),citados pelo jornal Público.

DE acordo com a APMGF, bastava que metade deles estivessem nos centros de saúde para que se revertesse a situação dos 1,3 milhões de portugueses sem médico de família. As estatísticas mais recentes do SNS, com data de outubro, apontam para a existência de 5.575 médicos de família com utentes atribuídos nos centros de saúde. Todavia, segundo a Pordata, havia 8.198 especialistas em medicina geral e familiar em Portugal em 2021, uma diferença de cerca de 2.500 que pode explicar as contas da APMGF.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!