Sábado – Pense por si

Mais de 30 mil passageiros entraram em Portugal sem teste à covid-19

Desde o início da pandemia, Autoridade de Aviação Civil registou 32.718 casos de passageiros a entrarem no país sem teste PCR negativo. Destes, apenas 510 deram origem a processos de contraordenação.

Desde março de 2020, mais de 30 mil pessoas entraram em Portugal de avião sem terem realizado um teste à Covid-19. No entanto, apenas 510 processos de contraordenação foram abertos a 39 companhias aéreas.

Turistas em Portugal - Covid-19
Turistas em Portugal - Covid-19 Reuters

De acordo com dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil aoJornal de Notícias, foram registados 32.718 casos de passageiros a entrarem no país sem teste PCR negativo realizado menos de 72 horas antes do voo, com 28.680 a terem acontecido em 2020. Em junho, Portugal também começou a aceitar teste antigénio, feito até 48 horas antes do voo.

Estes deram origem a 257 processos referentes a casos do ano passado mas em 2021, 6.068 casos já resultaram em 234 processos. Coima pode ir dos 500 aos 2000 euros por passageiro, mas em alguns destes casos ainda não haverá condenação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.