A probabilidade dos efeitos da tempestade tropical atingirem os Açores aumentou para sete ilhas do arquipélago.
A probabilidade dos efeitos da tempestade tropical Ophelia atingirem os Açores aumentou para sete ilhas do arquipélago, informou hoje o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 15 % de as ilhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira) e de 20 a 30 % de as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de sábado", refere um comunicado disponibilizado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.
De acordo com o mesmo comunicado, "para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo), a probabilidade de serem afectadas pelo ciclone é inferior a 5%".
O Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores adianta que às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa) "o centro da tempestade tropical Ophelia localizava-se a 1.260 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores", mas "sem grande variação da intensidade do vento nas últimas horas".
O vento médio era de 85 quilómetros/hora e as rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora.
"O ciclone Ophelia está a deslocar-se para sudeste a sete quilómetros/hora e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas, atingindo a categoria de furacão na quarta ou na quinta-feira", lê-se no comunicado.
Segundo o centro, "o ciclone deverá continuar com esta trajectória nos próximos dois dias", mas a partir de quinta-feira prevê-se que "comece a deslocar-se de novo para nordeste, aproximando-se assim do arquipélago".
Maior probabilidade de efeitos da tempestade Ophelia atingirem os Açores
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.