NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Mudança política de PSD para PS na Madeira é algo "muito esperado por muitos madeirenses", afirmou secretário-geral do PS Madeira, João Pedro Vieira.
O secretário-geral do PS/Madeira, João Pedro Vieira, manifestou-se hoje confiante que o partido terá "condições para governar" a região autónoma, considerando a sondagem à boca das urnas, que aponta para a eleição entre 17 e 21 deputados.
"Nós temos para já indicadores que nos fazem acreditar que o Partido Socialista terá na Madeira o melhor resultado de sempre em eleições regionais", afirmou, vincando também que o PS poderá triplicar a representação que obteve nas regionais de 2015 - cinco deputados.
A sondagem à boca das urnas realizada com 6.000 eleitores pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica e pela Eurosondagem - Estudos de Opinião, SA para a RTP indica que o Partido Socialista elegerá 17 a 21 deputados e o PSD entre 19 e 23 parlamentares, o que significa a perda da maioria absoluta.
"Esses indicadores dão-nos para já confiança para acompanhamos esta noite eleitoral. Será, certamente, uma longa noite eleitoral", sublinhou João Pedro Vieira.
E reforçou: "No final [da noite] esperamos ter condições para governar a Região Autónoma da Madeira num novo ciclo de estabilidade política e que, acima de tudo, permita uma mudança que há 43 anos é muito esperado por muitos madeirenses".
O Partido Socialista preparou a Praça Colombo, no centro do Funchal, perto da sede, para reunir os militantes e simpatizantes e prestar declarações à comunicação social, mas o ambiente ainda está bastante calmo.
As eleições legislativas da Madeira, que hoje decorrem, têm a participação de 16 partidos e uma coligação a disputar os 47 lugares no parlamento regional.
PDR, CHEGA, PNR, BE, PS, PAN, Aliança, Partido da Terra-MPT, PCTP/MRPP, PPD/PSD, Iniciativa Liberal, PTP, PURP, CDS-PP, CDU (PCP/PEV), JPP e RIR são as 17 candidaturas validadas para estas eleições, com um círculo único.
Nas regionais de 2015, os sociais-democratas seguraram a maioria absoluta - com que sempre governaram a Madeira - por um deputado, com 24 dos 47 parlamentares.
Madeira: PS diz que indicadores de eleições apontam para que tenha "condições para governar"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.