Advogado e conselheiro de Estado disse ter clientes vítimas de "extorsão" e "perseguição" de uma alegada "rede maçónica", de que fariam parte "políticos e magistrados". Maçonaria pede à PGR que "investigue, até à exaustão, o que houver para investigar".
A Maçonaria dirigiu-se esta segunda-feira à Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, para pedir uma investigação do Ministério Público sobre a existência de uma alegada "rede maçónica", da qual fariam parte "políticos e magistrados", denunciada por António Lobo Xavier, advogado.
Lusa
Em carta dirigida a Lucília Gago, a que aSÁBADOteve acesso, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, pede que o Ministério Público "investigue, até à exaustão, o que houver para investigar, promovendo a punição, se for caso disso, de eventuais prevaricadores".
"Tal investigação exaustiva e rigorosa, que, por esta via, solicitamos, é também o que se impõe em ordem à defesa do bom-nome e da dignidade de todos aqueles que, sendo maçons, permanecem fiéis aos seus compromissos, lutando, no quotidiano, pela defesa da Lei, da Democracia e do Estado de Direito", refere o documento enviado à Procuradoria-Geral da República por parte da Maçonaria Portuguesa.
Em causa estão afirmações do Conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa durante a última emissão do programa "Circulatura do Quadrado", na TVI, em que disse ter clientes vítimas de "extorsão" e "perseguição" por parte de uma alegada rede maçónica que, a existir, contará com políticos e magistrados.
"Eu nunca a vi nem sei que forma ela toma, mas eu tenho clientes que me dizem que são vítimas de extorsão por serem ameaçados, fazendo isto entregando dinheiro e quantias e assumindo comportamentos, senão são perseguidos por uma rede maçónica que vai desde a política até às magistraturas", denunciouAntónio Lobo Xavier.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.