Em contraste com estas seis cidades, Viena, capital da Áustria é a cidade com melhores ligações ferroviárias, com 17 diretas entre a cidade austríaca e outras capitais.
A ligação por comboio à cidade de Lisboa é uma das seis piores no continente europeu, segundo uma avaliação feita pela Greenpeace sobre o aproveitamento da ferrovia nos países do bloco comunitário.
Sérgio Lemos / Correio da Manhã
De acordo com a avaliação feita pela Greenpeace, divulgada esta terça-feira, Lisboa, Atenas (Grécia), Pristina (Kosovo), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), Skopje (Macedónia do Norte) e Tallinn (Estónia) são as seis cidades com piores ligações na Europa, sem qualquer ligação com outra grande cidade europeia.
Em contraste com estas seis cidades, Viena, capital da Áustria é a cidade com melhores ligações ferroviárias, com 17 diretas entre a cidade austríaca e outras capitais.
Na análise feita pela Greenpeace, Munique é a cidade seguinte na lista, com 15 ligações diretas entre aquela cidade alemã e outra, depois Berlim, com 14, Zurique e Paris, cada uma com 13 ligações diretas.
No entanto, a organização não-governamental alertou que há uma falta de aproveitamento da ferrovia generalizada, em particular das linhas. Apesar de Viena ser a cidade com mais ligações diretas, os comboios só utilizam 59% das rotas disponíveis, pelo que podia haver mais 12 ligações diretas.
As outras cidades nesta lista também podiam ganhar mais rotas, por exemplo, Munique e Berlim podiam ter mais 14 ligações diretas, Zurique mais 15 e Paris mais 16.
A Greenpeace dá conta de que o número de passageiros que aproveitam os comboios noturnos para atravessar a Europa caiu a pique desde 2001 e em 2019 foram apenas 445.
Por isso, a organização ambiental exortou a União Europeia e as autoridades nacionais a repensarem os investimentos em matéria de transportes e aproveitarem as potencialidades da ferrovia.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.