Conflito autárquico fez mais uma baixa na direção de Francisco Rodrigues dos Santos.
É mais uma baixa na direção do CDS-PP. Lídia Brás Dias apresentou a sua demissão de vogal da comissão executiva na passada quarta-feira, numa carta enviada ao líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos. À SÁBADO, a centrista frisa que "deixou de estar disponível pessoalmente e políticamente".
"A minha decisão de sair já era antiga. Em outubro, à margem de um conselho nacional, já tinha comunicado ao presidente do partido a minha indisponibilidade para continuar nos órgãos, assim como a minha continuidade para mais um mandato como vereadora na câmara municipal de Braga", concretizou. Porquê agora? "Sabendo que iria a curto prazo estruturar-se a comissão política do CDS, achei que era o tempo adequado para formalmente apresentar a minha saída."
Fontes da cúpula do CDS explicou à SÁBADO que a baixa tem um motivo local. Foi o culminar de um desconforto concelhio: em outubro, Altino Bessa foi eleito presidente da concelhia de Braga em 2020 e retirou Lídia Dias, atual vereadora da cultura, das listas. O conflito interno com o novo órgão concelhio terá levado a Dias mostrar-se indisponível para voltar a integrar a lista do partido à câmara de Braga, onde é vereadora há oito anos.
A Comissão Política do CDS será agora estruturada. Segundo fonte da direção centrista, os novos nomes deverão estar acertados até sexta-feira. Não é a primeira baixa no órgão máximo do partido. No final de janeiro, saiu Filipe Lobo d’Ávila, vice-presidente, e dois membros da comissão executiva, em ruptura com o líder Francisco Rodrigues dos Santos, que desencadeou uma crise interna. Há duas semanas, foram escolhidos novos nomes: o vice-presidente do CDS, Pedro Melo, e dez vogais da comissão política nacional do partido foram aprovados por uma maioria de 120 votos a favor (72%), 45 contra e 22 abstenções (num universo de 187 votantes) em conselho nacional.
Francisco Rodrigues dos SantosANDRÉ KOSTERS / LUSA
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".