Sábado – Pense por si

Legislativas: Chega ganha em Alvito, terra de Mariana Mortágua

Lusa 18 de maio de 2025 às 22:28
As mais lidas

O segundo partido mais votado foi o PS, com 26,97%, seguindo-se a AD - Coligação PSD/CDS, com 20,75% e o PCP-PEV, com 11,62%.

O Chega foi este domingo a força mais votada no concelho de Alvito, no distrito de Beja, de onde é natural a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, alcançando 28,30% dos votos contra os 3,07% dos bloquistas.

TIAGO PETINGA/ LUSA_EPA

Segundo os resultados provisórios oficiais da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o partido liderado por André Ventura conseguiu neste município alentejano 341 votos, num universo de 1.205 votantes.

O segundo partido mais votado foi o PS, com 26,97%, seguindo-se a AD - Coligação PSD/CDS, com 20,75% e o PCP-PEV, com 11,62%.

Já o Bloco de Esquerda foi o quinto partido mais votado no concelho do Alvito, com 3,07%, não tendo tido impacto nos resultados das eleições legislativas de hoje o facto de ser a terra natal da coordenadora bloquista, Mariana Mortágua.

A nível nacional, as projeções de resultados eleitorais das televisões dão vitória à AD nas eleições legislativas de hoje ao obter entre 29% e 36,9%, estando ainda por apurar várias freguesias.

O PS, com projeções entre os 19,4% e os 26%, e o Chega, com 19,5% a 26,6%, disputam o segundo lugar, segundo as sondagens da RTP, SIC, TVI/CNN e Now.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.