Sábado – Pense por si

Legislativas: Chega ganha em Alvito, terra de Mariana Mortágua

O segundo partido mais votado foi o PS, com 26,97%, seguindo-se a AD - Coligação PSD/CDS, com 20,75% e o PCP-PEV, com 11,62%.

O Chega foi este domingo a força mais votada no concelho de Alvito, no distrito de Beja, de onde é natural a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, alcançando 28,30% dos votos contra os 3,07% dos bloquistas.

TIAGO PETINGA/ LUSA_EPA

Segundo os resultados provisórios oficiais da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o partido liderado por André Ventura conseguiu neste município alentejano 341 votos, num universo de 1.205 votantes.

O segundo partido mais votado foi o PS, com 26,97%, seguindo-se a AD - Coligação PSD/CDS, com 20,75% e o PCP-PEV, com 11,62%.

Já o Bloco de Esquerda foi o quinto partido mais votado no concelho do Alvito, com 3,07%, não tendo tido impacto nos resultados das eleições legislativas de hoje o facto de ser a terra natal da coordenadora bloquista, Mariana Mortágua.

A nível nacional, as projeções de resultados eleitorais das televisões dão vitória à AD nas eleições legislativas de hoje ao obter entre 29% e 36,9%, estando ainda por apurar várias freguesias.

O PS, com projeções entre os 19,4% e os 26%, e o Chega, com 19,5% a 26,6%, disputam o segundo lugar, segundo as sondagens da RTP, SIC, TVI/CNN e Now.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.