A presença da bactéria foi descoberta em "concentrações mais baixas", mas ainda assim obrigou a "medidas de precaução"
Uma análise de rotina ao sistema de águas do Hospital da Horta, nos Açores, voltou esta semana a detectar a presença de legionella na canalização, situação que acontece pela segunda vez em sete meses.
O director clínico do Hospital da Horta, Rui Susano, explicou esta quarta-feira aos jornalistas que desta vez a presença da bactéria foi descoberta em "concentrações mais baixas", mas ainda assim obrigou a "medidas de precaução", para evitar que os doentes fossem infectados.
"Não há problema de contaminação", insistiu o médico, assegurando que o Hospital já efectuou uma "desinfecção" a todo o sistema de distribuição da água, com vista a "aniquilar a bactéria", que só é prejudicial quando inalada.
A legionella foi descoberta nas canalizações do edifício antigo do hospital, mas, segundo Rui Susano, "nenhum doente foi infectado", embora a situação tenha obrigado a administração a transferir os pacientes internados para a ala nova, a fim de poderem fazer a sua higiene pessoal em segurança.
A legionella é um bactéria que, quando inalada, pode provocar infecções respiratórias graves e até mesmo a morte, como aconteceu em Novembro de 2014, em Vila Franca de Xira, onde mais de 300 pessoas foram infectadas. Cerca de uma dezena acabou por falecer.
Na próxima segunda-feira chega à ilha do Faial uma equipa de técnicos que irá recolher amostras na canalização do hospital, para depois analisá-las em laboratório.
Só dez dias depois, quando os resultados forem conhecidos, é que a administração do Hospital da Horta saberá se o problema está ou não totalmente resolvido.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.