De acordo com a comunicação social belga, as revelações ao abrigo do denominado 'Football Leaks' levaram a uma série de buscas, em novembro, como parte de uma investigação por fraude e lavagem de dinheiro.
A justiça belga quer ter acesso aos documentos relacionados com os negócios do futebol revelados pelohacker português Rui Pinto, atualmente em prisão domiciliária em Budapeste, confirmou hoje a procuradoria.
De acordo com a comunicação social belga, que confirmou a intenção junto do porta-voz do ministério público, Eric Van Duyse, as revelações ao abrigo do denominado'Football Leaks'levaram a uma série de buscas, em novembro, como parte de uma investigação por fraude e lavagem de dinheiro.
No centro desta investigação está o empresário de jogadores israelita Pini Zahavi, responsável, entre outros, pela chegada do brasileiro Neymar ao Paris Saint-Germain no verão de 2017.
Este agente é suspeito pela justiça belga de controlar ilegalmente o clube de futebol Royal Excel Mouscron, da I Divisão.
Apresentado pela sua defesa como um dos responsáveis da divulgação de documentos relacionados com o 'Football Leaks', Rui Pinto foi detido em 16 de janeiro na Hungria, com base num mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades portuguesas.
O 'hacker' opôs-se à extradição para Portugal e os seus advogados disseram, logo após a sua detenção, que os juízes suíços (encarregados dos processos referentes à FIFA) e franceses solicitaram a sua cooperação.
Transmitido em duas etapas, primeiro no final de 2016 e, em seguida, no outono de 2018, milhões de documentos pirateados apelidados de 'Football Leaks' levaram a uma série de revelações nos bastidores do futebol.
Estes documentos, explorados por um consórcio de meios de comunicação europeus, revelaram mecanismos de evasão fiscal, suspeitas de fraude e corrupção no mundo do futebol, envolvendo vários jogadores, empresários e líderes de clubes.
Justiça belga quer ter acesso a documentos do hacker português Rui Pinto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.