Sábado – Pense por si

José Sócrates outra vez sem advogado

As mais lidas

José Preto renunciou ao cargo.

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates, voltou a ficar sem advogado. Segundo a , que teve acesso a uma carta enviada ao tribunal, José Preto renunciou ao cargo.

Sócrates nega envolvimento no caso Vale do Lobo, durante julgamento da Operação Marquês, em Lisboa
Sócrates nega envolvimento no caso Vale do Lobo, durante julgamento da Operação Marquês, em Lisboa FILIPE AMORIM/LUSA

A renúncia acontece uma vez que o juiz presidente não aceitou que o advogado se restabelecesse, depois de ter estado um longo período internado. Com isto, Sócrates voltou solicitar ao tribunal mais 20 dias para escolher um novo advogado.

O julgamento da Operação Marquês devia ter retomado a 6 de janeiro, mas devido ao incidente relacionado com a doença de José Preto, a sessão acabou por ser adiada. A presidente do coletivo de juízes, Susana Seca, decidiu então convocar uma advogada oficiosa para defender Sócrates, mas o antigo primeiro-ministro não aceitou a representação de Inês Louro.

Para já, ainda não se sabe quando é que o julgamento será retomado.

No âmbito da Operação Marquês, foram já vários os advogados que tentaram representar José Sócrates, nomeadamente João Araújo, Pedro Delille, José Preto, José Manuel Ramos e Ana Velho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!