Sábado – Pense por si

José Castelo Branco. O que se sabe sobre a denúncia de violência doméstica

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 07 de maio de 2024 às 13:39
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

A queixa de Betty Grafstein tornou-se pública no dia 2 de maio, mas a mulher de José Castelo Branco, de 95 anos, terá denunciado agressões a 21 de abril.

José Castelo Branco, de 61 anos, foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra a mulher Betty Grafstein, de 95, avançou oCorreio da Manhã

Betty e José Castelo Branco
Betty e José Castelo Branco

A detenção foi feita pela GNR, com um mandado emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra, e José Castelo Branco será agora presente a primeiro interrogatório judicial para a aplicação de medidas de coação. A queixa por parte da mulher tornou-se pública na passada quinta-feira, dia 2 de maio, mas Betty Grafstein terá feito a denúncia a 21 de abril. 

Asocialitedeu entrada na CUF de Cascais com uma fratura no fémur direito no dia 20 de abril, e afirmou, segundo a imprensa, ter caído após ser empurrada por Castelo Branco. Os relatos de "comportamento agressivo" por parte do marido, com agressões físicas e verbais, foram feitos por Betty Grafstein a vários profissionais de saúde, que decidiram denunciar o caso.  

Betty Grafstein foi ouvida pela GNR e terá pedido que José Castelo Branco não se voltasse a aproximar de si, pelo que neste momento a segurança do hospital tem indicações para não permitir a entrada dosocialite

José Castelo Branco reagiu às acusações na sexta-feira, 3, negando qualquer agressão: "Quem não deve não teme. Tenho a minha consciência tranquila, quero o bem-estar da minha Betty. Estamos casados há 28 anos, mas estamos juntos há 30 anos, a Betty é o reflexo daquilo que eu sou, eu sou o reflexo daquilo que a Betty é", afirmou no programaLinha Abertada SIC.  

Depois de as acusações de violência doméstica se terem tornado públicas, vários foram os relatos de terceiros sobre a relação do casal. À TVI, um antigo funcionário do casal afirmou ter testemunhado várias agressões, por exemplo: "Vi-o a pregar-lhe uma bofetada porque ela não ficava quieta" ou "a Betty era uma boneca nas mãos daquele senhor", o ex-funcionário garante ainda que confrontou osocialite, que disfarçou as agressões, e que acabou por se despedir uma vez que Castelo Branco tratava os funcionários "como escravos", e tinha vários salários em atraso.  

Por outro lado, Zulmira Ferreira, amiga do casal, defendeu noPassadeira VermelhaJosé Castelo Branco: "Eu conheço-os, dou-me com eles há imenso tempo e somos amigos. Nunca vi nada, sempre vi o Zé a tratar muito bem a Betty".  

A comentadora do programa da SIC Mulher partilhou ainda que Castelo Branco se encontra sem dinheiro, nem para contratar um advogado: "Neste momento, eu sei que o José não está em condições financeiras, sequer, para pagar um advogado".  

Betty e Castelo Branco são casados desde 1996, em regime de separação de bens. Isto faz com que não tenha uma casa própria para viver já que, tanto a casa de Nova Iorque como a de Sintra pertencem a Betty Grafstein.  

É o único filho de Betty, Roger Grafstein, que gere toda a fortuna da milionária assim como a sua empresa de diamantes, a Grafstein Diamond Company. Ao que parece, o filho mantém-se em Nova Iorque e deu indicações aos seus advogados para acompanharem a situação em Portugal. 

É também já conhecido que Roger e Castelo Branco não mantém uma relação próxima e existiram até vários problemas entre os dois devido a gastos excessos de dinheiro por parte do português.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!