Sábado – Pense por si

João Semedo: Ferro Rodrigues recorda "homem de diálogo" que deixa uma "imensa saudade"

17 de julho de 2018 às 09:49
As mais lidas

O presidente da Assembleia da República recordou o ex-dirigente do BE, que morreu esta terça-feira aos 67 anos.

O presidente da Assembleia da República recordou o ex-dirigente do Bloco de Esquerda (BE) João Semedo, que morreu esta terça-feira, como um "homem de diálogo e de convicções" e que deixa uma "imensa saudade".

Ferro Rodrigues afirma, numa mensagem colocada no ‘site’ do parlamento que Semedo, "como dirigente e coordenador do Bloco de Esquerda contribuiu decisivamente para a consolidação do partido e para a actual solução de governo", com o executivo minoritário do PS com o apoio parlamentar dos partidos à esquerda.

Enquanto ex-deputado do BE durante vários anos, deixa no parlamento "uma imensa saudade" e "foi sempre um homem de diálogo e de convicções", lê-se na mensagem de Ferro Rodrigues, que disse ter recebido a notícia da morte de João Semedo com "muita tristeza", apesar de não ser inesperada.

O presidente da Assembleia lembra ainda o médico e ex-militante comunista como "uma das principais personalidades políticas da última década e meia" e a sua "defesa cívica e política do Estado Social, e em particular do serviço nacional de saúde" como algo que "perdurará como exemplo na memória de todos".

O livro "Morrer com Dignidade", coordenado por João Semedo, em defesa da morte medicamente assistida, foi apresentado em maio na Assembleia da República numa cerimónia a que o médico e ex-coordenador do BE já não esteve presente, tendo enviado um texto que foi lido aos presentes.

Na primeira fila estava o presidente da Assembleia da República e de representantes dos partidos que tinham projectos de lei a favor da despenalização da eutanásia e que, dias depois, foi chumbada no parlamento.

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo morreu hoje, aos 67 anos, depois de anos de uma batalha contra o cancro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.