Sábado – Pense por si

Jovem preso por ato terrorista que não chegou a acontecer. É crime na mesma?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 12 de fevereiro de 2022 às 10:00

Jovem de 18 anos fica em prisão preventiva por "fortes indícios de continuação da atividade criminosa". Lei portuguesa engloba tentativas de atos terroristas no crime de terrorismo, mas especialistas dividem-se sobre se este é um caso de terrorismo.

O suspeito de planear um ataque violento na Faculdade de Ciências ficou em prisão preventiva, mas penalistas dividem-se sobre a aplicação da medida de coação. À saída do Campus de Justiça esta sexta-feira, a defesa de João R., de 18 anos, considerou ser uma "medida ajustada" que "pode ser revista", anunciando que vai recorrer da decisão do tribunal. À SÁBADO, especialistas em Direito Penal consideram que os atos de preparação do atentado estão contemplados no crime de terrorismo à luz da lei portuguesa, mas avisam que é necessário apurar se houve "começo de execução" do ato de terrorismo e se o jovem tinha como alvos determinados grupos de pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.