Sábado – Pense por si

Jovem preso por ato terrorista que não chegou a acontecer. É crime na mesma?

Diogo Camilo
Diogo Camilo 12 de fevereiro de 2022 às 10:00

Jovem de 18 anos fica em prisão preventiva por "fortes indícios de continuação da atividade criminosa". Lei portuguesa engloba tentativas de atos terroristas no crime de terrorismo, mas especialistas dividem-se sobre se este é um caso de terrorismo.

O suspeito de planear um ataque violento na Faculdade de Ciências ficou em prisão preventiva, mas penalistas dividem-se sobre a aplicação da medida de coação. À saída do Campus de Justiça esta sexta-feira, a defesa de João R., de 18 anos, considerou ser uma "medida ajustada" que "pode ser revista", anunciando que vai recorrer da decisão do tribunal. À SÁBADO, especialistas em Direito Penal consideram que os atos de preparação do atentado estão contemplados no crime de terrorismo à luz da lei portuguesa, mas avisam que é necessário apurar se houve "começo de execução" do ato de terrorismo e se o jovem tinha como alvos determinados grupos de pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.