Sábado – Pense por si

Deve a justiça portuguesa prender um jovem com síndrome de Asperger?

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 12 de fevereiro de 2022 às 13:25

Advogado e ativista consideram que o hospital-prisão de Caxias é o local indicado para manter o jovem acusado de terrorismo. João R. foi transferido para aqui no final da tarde de sexta-feira, quando deveria ficar em prisão preventiva no EPL.

O tribunal decretou a prisão preventiva para João R., acusado pela PJ de estar a preparar um ataque na Universidade de Lisboa. A medida foi conhecida na tarde de sexta-feira e o jovem de 18 anos deveria ficar no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL). Porém, ao chegar aí o seu estado de saúde acabou por ditar a transferência para o hospital-prisão de Caxias. Recorde-se que ao que tudo indica João sofre de síndrome de Asperger.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.