NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O Presidente da República foi operado a uma hérnia encarcerada no Hospital São João do Porto.
A cirurgia à hérnia encarcerada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terminou pelas 23h35. A cirurgia durou cerca de uma hora. "O Presidente da República já está acordado e bem disposto", refere uma nota da Presidência da República.
Marcelo Rebelo de Sousa foi operado depois de se sentir mal na sequência das cerimónias fúnebres de António MotaNUNO VEIGA/LUSA
Maria João Baptista afirmou que a cirurgia "correu bem e sem complicações". "Foi uma cirurgia perfeitamente atempada", acrescentou a presidente do conselho de administração do Hospital São João do Porto. O tempo de recuperação deverá ser "relativamente curto", explicou Maria João Baptista, lembrando que o tempo de recuperação difere de pessoa para pessoa. "Previsivelmente" o Presidente ficará internado dois dias para acompanhamento pós-cirurgíco e terá de estar cerca de duas semanas sob vigilância.
A cirurgiã que acompanhou a operação explicou que se a cirurgia não tivesse sido realizada de forma tão célere, poderia haver complicações e é até possível que tivesse de ser submetido a uma ressecção intestinal.
O chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, indicou que não será necessário que Marcelo Rebelo de Sousa seja substituído pelo Presidente da Assembleia da República.
Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã de hoje, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota.
Na declaração à imprensa, cerca das 22:00, Maria João Baptista disse ainda que a decisão de se proceder a uma cirurgia decorreu ainda do facto de Marcelo Rebelo de Sousa "já ter sido submetido a uma cirurgia prévia por uma hérnia semelhante a este quadro que tem neste momento".
De acordo com a representante, uma hérnia "corresponde a uma área da parede abdominal que é mais frágil e que permite que uma parte do intestino passe através dos tecidos", comprometendo "a capacidade de irrigar os tecidos".
Com Lusa
Já terminou a cirurgia de Marcelo Rebelo de Sousa. "Correu bem e sem complicações"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A literacia mediática e digital da maior parte da população não lhe permite saber que os seus dados são usados e para quê, menos ainda que as fotos que inocentemente publica são transformadas em lições para melhorar a inteligência artificial.
Infelizmente existe um risco real de que não apenas a Democracia, o Estado de Direito e os direitos humanos poderão vir a desaparecer da face da Terra, como também que o mesmo aconteça com a Vida Humana.