Sábado – Pense por si

Já não é preciso testes à covid-19 para entrar em Portugal

Certificado de vacinação com dose de reforço deixa de ter prazo de validade. Testes antigénio passsam também a ter menos validade e basta o certificado digital Covid para entrar em Portugal, anunciou o Conselho de Ministros.

Os passageiros que entrem em Portugal com certificado digital covid-19 vão deixar de ser obrigados a apresentar teste negativo nos aeroportos, foi esta quinta-feira aprovado pelo Governo.

CMTV

O Conselho de Ministros anunciou hoje, em comunicado, que acaba a exigência, para quem entra em Portugal, "de apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente certificado digital covid-19 da UE em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido".

Desde 01 de dezembro de 2021 que todos os passageiros que cheguem a Portugal por via aérea eram obrigados a apresentar teste negativo ou certificado de vacinação ou recuperação no desembarque.

O Conselho de Ministros anunciou ainda que os testes antigénio à Covid-19 passam a ter uma validade de 24 horas em vez das 48 horas.

Relativamente ao certificado digital este passa a atestar a vacinação primária num período de quatro meses e meio e quem tiver a dose de reforço, deixa de ter validade no certificado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.