Sábado – Pense por si

Insetos: As novas fontes de proteína sustentável

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 30 de junho de 2021 às 08:00

Portugal aprovou sete espécies de insetos para consumo humano, mas há um alerta a ter em conta: quem é alérgico ao marisco não deve consumir este alimento. Os insetos pode ter 70% de proteína e fazem parte da alimentação de cerca de dois mil milhões de pessoas a nível mundial.

Dois grilos, duas larvas, dois gafanhotos e um besouro. Estas sete espécies receberam autorização da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para serem comercializadas, mas ainda não se encontram à venda em território nacional. Além da autorização, é necessária regulamentação da produção e do mercado, um processo que deverá estar concluído nos próximos meses, como explicou à SÁBADO Rui Nunes, presidente da Portugal Insect - Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.