
Gripe das aves detetada em ave selvagem na Costa da Caparica
Este foco foi confirmado na terça-feira numa gaivota-de-patas-amarelas, segundo a informação divulgada, esta quinta-feira, pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Este foco foi confirmado na terça-feira numa gaivota-de-patas-amarelas, segundo a informação divulgada, esta quinta-feira, pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A operação culminou na identificação de três suspeitos, com idades compreendidas entre os 38 e os 58 anos.
Em causa está o facto de a associação Frente Animal ter divulgado imagens que mostram trabalhadores a agredir os animais e dezenas de frangos feridos e mortos.
O custo da construção da nova sede da câmara de Oeiras, o preço dos ovos, as séries e o novo filme "Kneecap" em destaque.
Preço dos ovos em Portugal já disparou 27%, podendo meia dúzia chegar aos €2,05. Contudo, não se terá verificado um aumento no número de animais registados, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Em 2024 existiram 81 infeções em humanos, quase todos estes casos em humanos estão associados a gado ou a aves infetadas.
A infeção de mamíferos acontece ocasionalmente, através da ingestão de aves infetadas e da exposição a ambiente contaminados.
Portugal comunicou quatro focos, três em aves selvagens e um em aves de capoeira.
O território importou cerca de 110 toneladas de carne de frango congelada de Portugal nos primeiros nove meses de 2024, de acordo com dados oficiais citados no comunicado.
A Direção-Geral da Saúde avança que "até ao momento não há registo de pessoas com sintomas ou sinais sugestivos de infeção humana".
Surto causou a morte de mais de 200 aves num aviário. Foram implementadas medidas de controlo.
A CAP estima que os efeitos se agravem nas próximas semanas.
Caso sejam encontradas aves selvagens doentes ou mortas, a DGAV deve ser contactada, de modo a que sejam recolhidas amostras para testagem.
A planta da canábis pode ser usada em baterias em vez do lítio, para fazer papel ou isolamento na construção absorvendo CO2. Nas vésperas da II Edição da CannaPortugal – Expo Internacional de Cânhamo e Canábis, a fundadora do evento falou à SÁBADO sobre a urgência de deixar de se dividir a exploração em uso industrial e medicinal de forma a evitar desperdício.
"Aceitei hoje o pedido de demissão apresentado por Luísa Sá Gomes, subdiretora-geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, que entendeu não reunir condições para continuar a desempenhar as funções para as quais foi nomeada", lê-se numa nota assinada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Luísa de Sá Gomes estava acusada de abuso de poder, participação económica e falsificação de documentos quando foi nomeada subdiretora-geral de Veterinária, auferindo um ordenado de €3.212 brutos por mês.