O R(t) da pandemia voltou ao mesmo valor de segunda-feira - 1,07 - e a incidência é a mais alta desde 22 de março. Incidência em Portugal continental teve a maior subida desde que há matriz de risco.
Portugal volta a ver a incidência da covid-19 a aumentar. O número de novos casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas foi de 79,3 em todo o país, o valor mais alto da pandemia no país desde 22 de março, quase no início do plano de desconfinamento. Ao mesmo tempo, o R(t) voltou a subir para 1.07 - o mesmo valor de segunda-feira.
Trata-se de duas subidas nos indicadores da matriz de risco que dita o desconfinamento, uma vez que o valor da incidência na quarta-feira era de 74,8 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, enquanto o índice de transmissibilidade do vírus era de 1,05.
GettyImages
No boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgado esta sexta-feira, os números de Portugal continental revelam que índice de transmissibilidade subiu de 1,07 para 1,08.
Ao mesmo tempo, a incidência no continente de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias subiu de 73,6 para 78,4. Embora inferior ao valor nacional, trata-se da maior subida desde que existe matriz de risco.
Os dados do índice de transmissibilidade e da incidência a 14 dias são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para avaliar o processo de desconfinamento iniciado a 15 de março.
O grupo de peritos que aconselha o Governo sobre as medidas contra a pandemia defendeu na sexta-feira que deve manter-se a matriz de risco das "linhas vermelhas" de avaliação da incidência acumulada de casos e do Rt.
Incidência da Covid-19 em Portugal é a mais alta em quase 3 meses
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.
Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."