Sábado – Pense por si

Incêndios: Ministério está disponível para apreciar reclamações de agricultores

23 de março de 2018 às 13:53
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O ministro da Agricultura afirmou que não vai reabrir candidaturas para os agricultores afectados pelos incêndios de Outubro.

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, afirmou esta sexta-feira em Mangualde que não vai reabrir candidaturas para os agricultores afectados pelos incêndios de Outubro, mas garantiu que a tutela está disponível para apreciar reclamações.

incêndios Outubro
incêndios Outubro

"Quando um contribuinte está hospitalizado, é comum o prazo [do IRS] esperar para que as pessoas entreguem a declaração? Aquilo que está em aberto e sempre esteve é a reclamação", asseverou Capoulas Santos, que falava aos jornalistas após a assinatura dos contratos para a criação e ampliação de 26 parques de madeira queimada, na Câmara de Mangualde, distrito de Viseu.

Segundo o ministro, "se houve algum agricultor que, por qualquer motivo justificado, apresentou a sua candidatura e ela não foi considerada, ou há um valor incorrecto ou há um motivo que seja claramente impeditivo dessa candidatura", a tutela está disponível "para apreciar essas reclamações".

Capoulas Santos sublinhou, no entanto, que a tutela tem recebido "muito poucas reclamações e parte das reclamações" recebidas - cerca de 20% - foram já atendidas.

"Se algum agricultor, tendo tido o prazo de se candidatar o fez ou o fez de forma deficiente ou tem uma justificação que possa apresentar, estamos disponíveis para apreciar essas reclamações. Se houver razão, elas serão conferidas", vincou.

O ministro da Agricultura considerou que não faria sentido ter as candidaturas abertas "até alguém que acha que não pôde apresentá-las" o fazer.

Capoulas Santos chamou a atenção para o facto de o aviso ter estado aberto "24 horas por dia" e ter sido um "procedimento que demorava cinco minutos a preencher", e que envolveu freguesias e organizações de agricultores.

"Candidataram-se quase todos os agricultores que estão recenseados na área afectada", frisou, referindo que se está a fazer à volta desse tema "um caso que verdadeiramente não existe".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.