De acordo com a ANEPC, um incêndio encontra-se em resolução quando deixa de existir perigo de propagação para além do perímetro já atingido.
O incêndio florestal que deflagrou hoje na Sertã, distrito de Castelo Branco, entrou em resolução às 18:58, enquanto outro fogo que preocupa os bombeiros na região Centro, em Ourém, distrito de Santarém, mantém-se ativo.
"O incêndio mantém-se ativo, estamos com alguma dificuldade de acesso aos flancos, mas o combate está a evoluir favoravelmente", disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, em declarações cerca das 19:30.
As chamas na freguesia de Atouguia, no norte do distrito de Santarém, lavram em zona de povoamento florestal desde as 15:27 e estão a ser combatidas por 187 operacionais, apoiados por 53 viaturas e cinco meios aéreos, segundo a informação disponibilizada pela página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Na Sertã, o incêndio que deflagrou pelas 15:29 em zona de mato entrou em resolução cerca de três horas e meia mais tarde, às 18:58, informou o CDOS de Castelo Branco.
De acordo com a ANEPC, um incêndio encontra-se em resolução quando deixa de existir perigo de propagação para além do perímetro já atingido.
No local, perto da povoação de Marmeleiro, na zona sudeste do concelho da Sertã, mantêm-se 280 operacionais, apoiados por 82 viaturas e dois meios aéreos.
Pelas 19:30, segundo a página da ANEPC, estavam em curso no continente sete incêndios rurais (dois no distrito da Guarda e um em Braga, Viseu, Bragança, Setúbal e Santarém, respetivamente), envolvendo cerca de 500 operacionais, 150 viaturas e 11 meios aéreos.
Incêndios: Fogo na Sertã em resolução, em Ourém mantém-se ativo mas a evoluir favoravelmente
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
E se, apesar de, como se costuma dizer, nos ouvirem, monitorizarem movimentos, localização e comportamentos, esta aceleração forçada que nos faz andar depressa demais for, afinal, tão insustentável que acabe por (espero) ter efeito contrário?
O discurso do “combate à burocracia” pode ser perigoso se for entendido de forma acrítica, realista e inculta, ou seja, se dispensar os dados e evidências e assentar supostas verdades e credibilidades em mitos e estereótipos.
Campanhas dirigidas contra Mariana Mortágua mais não são do que inequívocos actos de misoginia e homofobia, e quem as difunde colabora com o que de mais cobarde, vil e ignóbil existe na sociedade portuguesa.