Sábado – Pense por si

Incêndios: Duas das três frentes do fogo em Trancoso já foram dominadas

De acordo com o CDOS da Guarda, o combate "está a decorrer favoravelmente" e a "terceira frente já foi dominada em 70%".

Duas das três frentes do incêndio que deflagrou na noite de segunda-feira em Trancoso, que mobiliza mais de 165 operacionais, já foram dominadas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

O combate "está a decorrer favoravelmente" e a "terceira frente já foi dominada em 70%", indicou à Lusa a mesma frente.

Um bombeiro da Guarda e outro da Força Especial de Bombeiros ficaram feridos durante as operações.

"Um deles foi ao centro de saúde e não tinha nada de relevante (...) o outro tem uma fractura, num dos membros inferiores e está em observação no Hospital distrital da Guarda", explicou o CDOS.

"Recebemos o alerta para o incêndio às 21h33 em Aldeia Nova, concelho de Trancoso. Trata-se de um incêndio que lavra numa zona de mato e pinhal", disse o CDOS.

Por volta das 06h00, no combate às chamas estavam envolvidos 168 operacionais e 48 viaturas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.