Os fogos continuam a fustigar o concelho raiano do distrito da Guarda, mas em pontos opostos, o que também dificulta a resposta aos focos de incêndio.
Quatro aviões Canadair deram hoje apoio no incêndio que afeta o concelho do Sabugal desde sexta-feira e contribuíram para evitar que as chamas atingissem a aldeia de Rapoula do Côa, que esteve cercada.
Combate aos incêndios no Sabugal com apoio aéreo e bombeiros no terrenoMIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA
"Felizmente, hoje, contámos com o apoio de quatro Canadair, que foram uma grande ajudar para debelar a frente de fogo que estava a aproximar-se da Rapoula do Côa", disse à agência Lusa o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença.
Os fogos continuam a fustigar o concelho raiano do distrito da Guarda, mas em pontos opostos, o que também dificulta a resposta aos focos de incêndio.
"Temos que dividir os meios disponíveis, porque está a arder de uma ponta à outra do nosso concelho, o que impede uma ação musculada dos operacionais", acrescentou o autarca.
Pelas 16:30, as chamas estavam a aproximar-se das aldeias de Penalobo e Seixo do Côa, bem como das termas do Cró, onde o dispositivo estava a ser reforçado.
Durante a tarde, a ameaça rondou um posto de combustível da Cerdeira do Côa, mas bombeiros e populares conseguiram evitar o pior.
"A situação continua também complicada na Bendada", realçou Vítor Proença.
O fogo que está atualmente na zona de Seixo do Côa começou na Aldeia de Santo António, na sexta-feira, pelas 14:40, e mobiliza 260 operacionais, 70 veículos e cinco meios aéreos, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Na ocorrência de Sortelha, para o qual foi dado alerta às 14:53 de sábado, estavam empenhados esta tarde 57 homens e 14 viaturas.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
A casa, o escritório, o carro são também onde mostramos as nossas aspirações, sonhos e intenções. Observar como as pessoas os escolhem e decoram, em que gastam dinheiro e o que ignoram, dá-nos informação.
A discussão que ainda mal começou sobre as propostas governamentais de revisão de leis laborais deixa a claro a falta de tino e visão da ministra Maria Ramalho e de Luís Montenegro.