Sábado – Pense por si

IGAS abre processo de investigação devido a instrumentos cirúrgicos contaminados

Ana Leal , Luana Augusto 18 de setembro de 2024 às 22:16
As mais lidas

Decisão surge após o Repórter SÁBADO ter denunciado que algumas cirurgias estariam a ser canceladas devido à contaminação de instrumentos cirúrgicos.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) decidiu abrir um processo de investigação após aSÁBADOter noticiadoque médicos haviam fotografadoinstrumentos cirúrgicos contaminados, alguns deles ainda com restos de tecidos humanos como tendões e outros infetados com sangue que terão ficado de cirurgias anteriores. A informação foi esta quarta-feira avançada pela própria ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que garante que está "a seguir atentamente este caso", revelou àSÁBADO.

NEWS NOW

Os primeiros alertas oficiais terão começado em maio, quando o assunto foi reportado por uma médica a  Teresa Luciano, na altura presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO) e agora demitida pelo atual Governo. Num e-mail datado de 20 de maio, é referido que a situação é recorrente e insustentável, sendo por isso necessário a utilização de dispositivos médicos improvisados.

A mesma preocupação foi demonstrada por outro médico do Hospital Garcia de Orta. "Venho reportar que mais uma vez não conseguimos operar um doente muito prioritário, porque o instrumento cirúrgico estava contaminado e este mesmo doente foi mandado pela segunda vez para casa por operar! Isto é mesmo desanimador e revoltante", pode ler-se no email a que a SÁBADO teve acesso.

Quem tinha cirurgias marcadas viu estas serem canceladas. Foi o caso de Vítor Loureiro de 74 anos, que ia ser operado de urgência a um aneurisma, de João Gomes, 66 anos, que apresenta um historial de AVC e de Leopoldo Ferreira, de 54 anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro