NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Decisão surge após o Repórter SÁBADO ter denunciado que algumas cirurgias estariam a ser canceladas devido à contaminação de instrumentos cirúrgicos.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) decidiu abrir um processo de investigação após aSÁBADOter noticiadoque médicos haviam fotografadoinstrumentos cirúrgicos contaminados, alguns deles ainda com restos de tecidos humanos como tendões e outros infetados com sangue que terão ficado de cirurgias anteriores. A informação foi esta quarta-feira avançada pela própria ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que garante que está "a seguir atentamente este caso", revelou àSÁBADO.
NEWS NOW
Os primeiros alertas oficiais terão começado em maio, quando o assunto foi reportado por uma médica a Teresa Luciano, na altura presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO) e agora demitida pelo atual Governo. Num e-mail datado de 20 de maio, é referido que a situação é recorrente e insustentável, sendo por isso necessário a utilização de dispositivos médicos improvisados.
A mesma preocupação foi demonstrada por outro médico do Hospital Garcia de Orta. "Venho reportar que mais uma vez não conseguimos operar um doente muito prioritário, porque o instrumento cirúrgico estava contaminado e este mesmo doente foi mandado pela segunda vez para casa por operar! Isto é mesmo desanimador e revoltante", pode ler-se no email a que a SÁBADO teve acesso.
Quem tinha cirurgias marcadas viu estas serem canceladas. Foi o caso de Vítor Loureiro de 74 anos, que ia ser operado de urgência a um aneurisma, de João Gomes, 66 anos, que apresenta um historial de AVC e de Leopoldo Ferreira, de 54 anos.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.