Sábado – Pense por si

Homem de Tábua condenado a 11 anos de prisão por violar menor com deficiência mental

A juíza salientou que a perícia feita à vítima refere que esta "não tinha condições para inventar" o que relatou, frisando ainda que o jovem, que sofreu os abusos entre os 15 e os 17 anos, chegou a tentar suicidar-se por "não aguentar mais e por ser ameaçado, com ameaças de morte a ele e à família".

O Tribunal de Coimbra condenou esta quarta-feira um homem a 11 anos de prisão pela prática de 312 crimes agravados de violação a um jovem com deficiência mental, no concelho de Tábua.

O coletivo de juízes, presidido por Ana Gordinho, deu como provados a maioria dos factos presentes na acusação do Ministério Público, tendo aplicado uma pena única de 11 anos de prisão e condenado ainda o arguido, que está preso preventivamente, a pagar 60 mil euros de indemnização à vítima.

Na leitura de sentença, a juíza salientou que a perícia feita à vítima refere que esta "não tinha condições para inventar" o que relatou, frisando ainda que o jovem, que sofreu os abusos entre os 15 e os 17 anos, chegou a tentar suicidar-se por "não aguentar mais e por ser ameaçado, com ameaças de morte a ele e à família".

"Acreditámos nas declarações [da vítima]", referiu a juíza.

O Tribunal de Coimbra condenou o homem de 45 anos por 312 crimes agravados de violação, tendo absolvido o arguido dos dois crimes de coação na forma tentada de que era acusado.

De acordo com a acusação a que a agência Lusa teve acesso, o arguido morava a 500 metros da vítima, que tinha uma deficiência mental ligeira.

O arguido conhecia a vítima desde criança, sendo primo afastado da mesma e visita habitual da casa dos seus pais.

Segundo o Ministério Público, o homem obrigou o jovem, a partir de ameaças contra a sua vida, a atos sexuais pelo menos três vezes por semana, durante dois anos, até junho de 2020.

Os abusos ocorriam, na sua maioria, num barraco existente na fazenda do arguido.

JGA // JEF

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.