Sábado – Pense por si

Queda de helicóptero: Localizados quatro dos cinco corpos dos militares da GNR

Luana Augusto
Luana Augusto 30 de agosto de 2024 às 13:29
As mais lidas

Alerta foi dado pelas 12h36 desta quinta-feira e as buscas ainda decorrem. No sábado, será decretado Dia de Luto Nacional em memória dos militares, avança Luís Montenegro.

Um helicóptero do dispositivo de combate aos incêndios do CMA de Armamar, no distrito de Viseu, caiu esta sexta-feira no rio Douro, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional do Douro da Proteção Civil. Quatro corpos dos militares da GNR já foram localizados, segundo a Proteção Civil. Contudo, um permanece desaparecido.

ESTELA SILVA/LUSA

Os cinco ocupantes do helicóptero são naturais de Lamego, Moimenta da Beira e Castro Daire, no distrito de Viseu, e têm entre 29 e 45 anos, disse aos jornalistas a porta-voz da GNR, Mafalda Oliveira.

Segundo referiu, os familiares dos ocupantes "estão todos avisados e estão a ser devidamente acompanhados por psicólogos" das diferentes autoridades militares e civis.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, chegou na tarde desta sexta-feira ao local do acidente. Em entrevista aos jornalistas considerou que este "é um dia muito triste para Portugal" e informou ainda que no sábado (31) iria ser "decretado Dia de Luto Nacional".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também mostrou a sua consternação e garantiu que acompanhou todo o "terrível acidente" através do Posto de Comando Operacional, em Lamego.

"Nesta hora de grande pesar, o Presidente da República dirige as sentidas condolências aos familiares dos militares falecidos, bem como a todos os profissionais da GNR, em particular aos militares da UEPS, relembrando o valor do serviço e do compromisso que transcende o dever, de quem se dedica e dá vida pela segurança de todos os Portugueses."

Já a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, manifestou tristeza pela morte dos militares da GNR, garantindo que a "Europa ficará para sempre grata pelo seu altruísmo".

"É com tristeza que tomo conhecimento do trágico acidente que ocorreu hoje no rio Douro, em Portugal. Os meus pensamentos vão para as famílias e entes queridos dos corajosos militares que perderam a vida, enquanto tentavam proteger os outros", destacou numa mensagem escrita em português na sua conta na rede social X.

Fonte oficial da Marinha havia indicado à imprensa que cinco pessoas morreram, mas mais tarde, Rui Silva Lampreia, chefe de departamento da Polícia Marítima Norte, afirmou que foram encontrados dois corpos dentro da aeronave e que três pessoas estavam desaparecidas. As buscas continuam a decorrer.

"Neste momento temos três equipas de mergulho, temos uma equipa de drones, várias embarcações na água, equipas da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR", acrescentou Rui Silva Lampreia.

O helicóptero transportava cinco elementos da UEPS/GNR, que regressavam do combate a um fogo. Apenas um piloto foi resgatado com vida, por uma embarcação turística. De acordo com o CM, trata-se de um piloto civil, de 44 anos, natural da região de Trás-os-Montes.

"O piloto foi resgatado com vida e a está a ser avaliado por equipa médica", explicou ao início desta tarde a AENPC.

Fonte do Hospital de Vila Real confirmou à Lusa que o piloto "está estável", encontrando-se, neste momento, sob observação médica.

Em comunicado, a GNR acrescentou: "Desconhece-se para já, as causas do acidente, tendo o piloto sido resgatado com vida, apenas com ferimentos ligeiros." 

Segundo o Comando Sub-regional do Douro, o alerta foi dado pelas 12h36, para a queda no rio entre Lamego, distrito de Viseu, e Peso da Régua, distrito de Vila Real, perto de uma unidade hoteleira no concelho de Lamego.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.