Sábado – Pense por si

Há Bloco para além de Catarina Martins?

Margarida Davim
Margarida Davim 20 de fevereiro de 2022 às 10:00

Quem são e que planos têm os críticos da liderança? Faltam caras alternativas e peso interno aos que defendem um caminho diferente.

O Bloco de Esquerda vai deitar-se no divã para perceber o que correu mal nas legislativas. Sem vontade de antecipar a Convenção Nacional, que só deve acontecer em 2023, a direção do BE está a planear uma Conferência Nacional para abril. A ideia, explica fonte oficial, é “discutir a estratégia e a intervenção do BE nos próximos tempos”. Na prática, isso significa abrir a porta a uma reflexão sobre o rumo político sem pôr em causa a liderança. Mas o momento servirá também para a direção medir o pulso ao descontentamento interno.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.