Sábado – Pense por si

Convenção: Um guia para a discussão entre bloquistas

Margarida Davim
Margarida Davim 19 de março de 2021 às 08:01

Os "erros crassos" na relação com o PS, o falhanço nas presidenciais, as autárquicas, o "ecossocialismo" e a desobediência a Bruxelas, mas também o "carreirismo" e a "falta de democracia" dentro do partido. Vai tudo a discussão na Convenção do BE em maio.

Para perceber a Convenção do BE é preciso ter numa mão o mapa das tendências em que se divide o partido e na outra um glossário. Nos textos das moções que vão a debate há bloquistas que são "metralhas", há "um ou outro trotskista invertebrado" e referências ao ideólogo russo Dimitrov. Mas há também quem aponte o dedo à "obsessão por cargos, lugares e empregos" que existe no partido e a identifique com a "institucionalização" do BE feita pela direção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.