Sábado – Pense por si

Guterres sublinha “profundo empenhamento cívico” de Rui Alarcão

19 de agosto de 2018 às 21:18
As mais lidas

O actual Secretário-Geral da ONU manifestou o seu pesar perante a morte do ex-reitor da Universidade de Coimbra. João Gabriel Silva, o atual responsável pelo estabelecimento de ensino, também.

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, expressou hoje "profunda tristeza" pela morte do antigo reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão, sublinhando o seu "profundo empenhamento cívico, sempre generoso e desinteressado".

"Portugal tem uma grande dívida de gratidão não só pelo seu distintíssimo trabalho como professor e reitor, mas também pelo seu profundo empenhamento cívico sempre generoso e desinteressado", lê-se em nota pessoal enviada à Lusa por parte do antigo primeiro-ministro e ex-líder do PS.

António Guterres declarou ainda o seu "maior orgulho" por ter estado ao lado de Alarcão "em diversos projetos, sempre com o mesmo objetivo de servir o país", manifestando à família do catedrático de Direito e à Universidade de Coimbra "sinceras condolências".

O ex-reitor da Universidade de Coimbra morreu esta madrugada, aos 88 anos, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde se encontrava internado.

Nascido em 1930, o professor universitário de Direito foi reitor da Universidade de Coimbra entre os anos de 1982 e 1998, para além de membro da Comissão Constitucional e membro do Conselho de Estado.

O corpo do ex-reitor da Universidade de Coimbra estará em câmara ardente a partir das 10:00 de segunda-feira na Capela da Universidade de Coimbra, avançou a empresa encarregada do funeral.

Segundo a mesma fonte, as exéquias fúnebres terão início pelas 16:00 na Capela da Universidade, sendo depois o corpo encaminhado para o cemitério de Cernache (Coimbra).

Entretanto, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, também já expressou o seu pesar pela morte do seu antecessor. Em comunicado oficial, destaca a importância de Alarcão no estabilizar da "Universidade durante o seu longo mandato de 1982 até 1998, guiando-a durante um período de grande expansão do número de estudantes, professores e cursos".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!