Sábado – Pense por si

Guardas prisionais processam Mamadou Ba em quatro milhões de euros

Mamadou Ba escreveu ter “dificuldades em acreditar” nos suicídios de pessoas negras nas prisões.

Os guardas prisionais vão processar Mamadou Ba por difamação e calúnia e exigir-lhe uma indemnização de quatro milhões de euros em tribunal. Em causa, está uma publicação do ativista antirracista nas redes sociais, em que este parece insinuar que os guardas podem ter tido responsabilidades na morte de um recluso, encontrado enforcado numa cela do Estabelecimento Prisional do Linhó, no passado dia 21 de maio. 

Gerardo Santos / Global Notícias

Leia o artigo na íntegra no Correio da Manhã.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.