Sábado – Pense por si

Greve na Lufthansa cancela voos em Portugal

A companhia aérea anunciou na quarta-feira o cancelamento de um total de 1.300 voos esta quinta e sexta-feira, depois de não ter conseguido que a justiça travasse uma greve convocada pelo sindicato do pessoal de cabine UFO.

A greve do pessoal de cabine da Lufthansa vai afetar esta quinta e sexta-feira pelo menos seis voos com origem ou destino em Portugal, quatro em Lisboa e dois no Porto, segundo dados disponíveis na página eletrónica da ANA.

Cerca das 11:00, no ‘site’ da ANA – Aeroportos de Portugal, surge como cancelada no aeroporto de Lisboa a chegada prevista para as 22:50 de hoje do voo da companhia aérea alemã proveniente de Munique, enquanto no aeroporto do Porto foram cancelados o voo proveniente de Frankfurt (que deveria ter aterrado às 11:20) e a partida, com destino a Frankfurt, agendada para as 12:10 de hoje.

Também como canceladas surgem já as chegadas previstas para sexta-feira ao aeroporto da Portela dos voos da Lufthansa provenientes de Munique (que deveria aterrar em Lisboa às 22:40) e de Frankfurt (previsto para as 22:45), assim como a partida com destino a Munique às 06:10 de sexta-feira.

A Lufthansa anunciou na quarta-feira o cancelamento de um total de 1.300 voos hoje e sexta-feira, depois de não ter conseguido que a justiça travasse uma greve convocada pelo sindicato do pessoal de cabine UFO.

Em comunicado, a companhia precisou que cerca de 2.300 dos 3.000 voos previstos para hoje e 2.400 dos 3.000 programados para sexta-feira serão efetuados, o que vai afetar no total 180.000 passageiros.

A greve arrancou às 23:00 de quarta-feira (hora de Lisboa, mais uma hora na Alemanha) e vai durar até às 23:00 de sexta-feira, abrangendo "todos os voos" com partida de aeroportos alemães, sejam domésticos ou internacionais, segundo o sindicato UFO.

Em comunicado, o sindicato referiu que decidiu recorrer à greve devido "à recusa persistente da Lufthansa em negociar" as suas reivindicações, incluindo um aumento das remunerações.

A Lufthansa tem contestado a legitimidade deste sindicato para representar os trabalhadores, mas a sua tentativa de impedir a greve foi rejeitada pelo tribunal de trabalho de Frankfurt, tendo a companhia recorrido da decisão.

A companhia afirmou que outras companhias do grupo (Eurowings, Germanwings, Sunexpress, Lufthansa Cityline, SWISS, Edelweiss, Austrian Airlines, Air Dolomiti e Brussels Airlines) não serão afetadas pela greve, estando a a ser analisada a possibilidade de estas companhias poderem utilizar aparelhos maiores para serem oferecidas outras opções aos passageiros afetados pela greve.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.