Esclarecimento surge após a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter vindo a público pedir que o diretor clínico da ULS em causa desse informações sobre o nascimento do bebé.
A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra veio esclarecer que a a mulher que deu à luz à porta do Hospital de Sintra, no dia 7 de outubro, se dirigia para o Hospital Francisco Xavier para uma consulta já agendada quando iniciou o trabalho de parto durante o caminho. "Perante a iminência do nascimento e dada a proximidade ao Hospital de Sintra", que não tem equipa de Obstetrícia, o casal "optou por se dirigir" ao hospital Amadora-Sintra, como refere a entidade num comunicado emitido esta sexta-feira.
Bebé nasce à porta do Hospital de Sintra; agente Jéssica Miguéis faz de parteira
O esclarecimento surge após a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, ter vindo a público pedir que o diretor clínico da ULS em causa desse informações sobre o nascimento do bebé.
"Não sabia desse acontecimento. Espero duas coisas: espero que o bebé esteja bem, espero que a mamã esteja bem. E espero que a ULS Amadora-Sintra possa, através do seu diretor clínico, prestar alguma informação sobre exatamente o que se passou", afirmou a governante, à margem de um evento sobre saúde mental no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A mãe já se encontrava numa "fase avançada do parto" quando chegou à entrada da ULS, sendo que foi uma agente da PSP a identificar a situação e a alertar os profissionais do serviço de Urgência. "Quando a equipa de enfermagem chegou ao local, o bebé já havia nascido dentro da viatura", refere a ULS em comunicado.
A mãe e o bebé foram encaminhados para a sala de reanimação da urgência, "onde se concluiu o trabalho de parto com toda a segurança", refere o comunicado.
A mulher e o recém-nascido tiveram alta no dia 9 de outubro, depois de terem estado no Serviço de Obstetrícia do Hospital Fernando Fonseca.
"Este episódio evidencia a prontidão, competência e dedicação dos profissionais do Hospital de Sintra, bem como a importância da articulação entre forças de segurança e serviços de saúde em situações de emergência. Foi um caso exemplar de resposta no âmbito do SNS", salientou a ULS em comunicado.
Grávida que deu à luz à porta do Hospital de Sintra ia para consulta no Francisco Xavier quando entrou em trabalho de parto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.